Evento reúne especialistas e gestores para debater os rumos da cidadania tributária diante da Reforma Tributária
A Educação Fiscal foi um dos temas de destaque da Semana Fazendária RS 2025, realizada nos dias 9 e 10 de outubro, no Farol Santander, em Porto Alegre. O evento reuniu especialistas, gestores públicos e representantes das Secretarias da Fazenda e da Educação de diversos estados brasileiros para debater os desafios da cidadania tributária em meio ao novo cenário da Reforma Tributária.
O Grupo Estadual de Educação Fiscal do Rio Grande do Norte (GEFE-RN) marcou presença nas discussões da 24ª Reunião do Grupo de Trabalho Educação Fiscal (GT66) e da 93ª Reunião do Grupo Nacional de Educação Fiscal (GEF), que integraram a programação oficial da Semana Fazendária.
Em um contexto de profundas transformações na gestão pública e na tributação nacional, o grupo reafirma seu compromisso de fortalecer a consciência cidadã sobre a função social dos tributos, capacitar servidores e promover a integração entre órgãos públicos e a sociedade, em parceria com a Escola de Governo do RN.
Prêmio Estadual de Educação Fiscal do RN é destaque nacional
Durante a reunião do GT66, o GEFE-RN apresentou um dos marcos mais relevantes de sua trajetória recente: a primeira edição do Prêmio Estadual de Educação Fiscal do Rio Grande do Norte (PEEF 2025). A iniciativa, voltada ao reconhecimento de boas práticas e projetos que estimulam a cidadania fiscal, foi dividida em duas categorias — Escolas Públicas (educação infantil, ensino fundamental e médio, em diferentes modalidades) e Instituições (universidades públicas, entidades do terceiro setor e secretarias estaduais e municipais), com iniciativa da ASFARN e do SINDIFERN.

A apresentação foi conduzida pela presidente do GEFE-RN, Mary Rejane, acompanhada da vice-presidente Vanézia Luz e da chefe do Departamento de Educação Fiscal da ASFARN, Mara Bezerra.
Segundo Mary Rejane, o RN vive um momento de excelência com a instituição da Escola Fazendária e a criação de um grupo de disseminadores de educação fiscal para os cursos da Escola de Governo.
O PEEF 2025 superou todas as expectativas ao registrar 24 projetos inscritos, provenientes de 11 municípios potiguares. Destes, 12 iniciativas foram selecionadas para a etapa final. “ O Prêmio demonstrou não apenas engajamento, mas sobretudo a força de um movimento que extrapola a competição e se consolida como instrumento de formação cidadã e transformação social”, ressaltou a chefe de departamento, Mara Bezerra.
A programação da Semana Fazendária também contou com a participação de instituições como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e o Grupo de Desenvolvimento do Servidor Fazendário (GDFAZ). O encontro promoveu ainda deliberações estratégicas sobre o Plano de Ação Nacional de Educação Fiscal, além da celebração dos 30 anos do Programa Nacional de Educação Fiscal (PNEF), consolidando o evento como um espaço de integração e compartilhamento de boas práticas entre os estados brasileiros.