Blog

GEFE-RN integra etapa estadual de avaliação do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Mary Juvêncio, representante do Grupo Estadual de Educação Fiscal do Rio Grande do Norte (GEFE-RN) e Celdo Correia, membro do Conselho Deliberativo da ASFARN, foram convidados a conhecerem o trabalho desenvolvido pela Escola Municipal Francisco Luiz Torres, em Brejinho (RN), que inscreveu dois projetos no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, uma iniciativa da Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite) e de diversos parceiros institucionais. A visita integra a etapa de avaliação técnica estadual da edição 2025 da premiação.

Desde o encerramento das inscrições, em agosto, o prêmio entrou em uma fase decisiva: a de avaliação dos 485 projetos inscritos nas categorias Escolas, Instituições, Imprensa e Tecnologia. Neste ano, serão distribuídos R$ 100 mil em prêmios, reconhecendo as iniciativas que mais se destacaram na promoção da cidadania fiscal e na valorização do papel social dos tributos.

Para a presidente do GEFE-RN, Mary Rejane, integrar a comissão avaliadora é motivo de orgulho e compromisso com a causa:“É um privilégio para o GEFE-RN participar da avaliação do Prêmio Nacional de Educação Fiscal. Somos entusiastas da temática e fomentadoras da cidadania fiscal como ferramenta de transformação em nossa sociedade”, destacou.

Os projetos inscritos abordam temas como a importância da receita pública, o combate à sonegação e à corrupção fiscal, o uso consciente da nota fiscal e o acompanhamento das contas públicas — temas que reforçam a cultura de transparência, ética e responsabilidade social.

A iniciativa conta com o apoio de instituições de grande relevância nacional, entre elas: Ministério da Educação, Receita Federal, Tesouro Nacional, Escola Nacional de Administração Pública (Enap), GT66 do Confaz, Encat, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), OAB Nacional, Conamp, Comsefaz, TV Globo, Congresso em Foco e diversas entidades representativas do Fisco.

Mais do que uma premiação, o Prêmio Nacional de Educação Fiscal é um reconhecimento ao impacto social e tributário das ações que contribuem para um Brasil mais justo, transparente e sustentável.

A Educação Fiscal é uma pauta transformadora, democrática e essencial para toda a sociedade — pois acompanhar e cobrar a correta aplicação dos recursos públicos é um dever de todos os cidadãos.